Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Aula inaugural do Ensino Médio Inovador.

No dia 01 de setembro de 2011 aconteceu a aula inaugural do Ensino Médio Inovador no Colégio  Estadual Santos Dumont de São Tomé - NRE de Cianorte.  Estiveram presentes  o Sr. Eliel Hernandes Roque - Prefeito Municipal , o Sr. Antonio Favoreto - Secretario de Gabinete, Senhora Rosângela Marinato Hernandes - Secretária Municipal  da Educação,  Senhor Eliezer Fogasse da Silva -    Presidente da APMF, 
professoras Solange Mosquete Zaghi Silva  e Liliam Cristina Gonçalves Cipriano - representando o NRE de Cianorte; Diretora Roseli Cabrera mateus, professores, funcionários e alunos do Colégio e a  professora Lêda Aparecida da Cruz que  irá trabalhar no contra turno com o Programa do Ensino Médio Inovador cuja disciplina  a ser desenvolvida é " Arte-Cultura audiovisual". 

Dia do Estudante - Colégio Est. Santos Dumont- 11/08/2011. Parte 1



Conferência da Juventude - São Tomé 2011.

Matéria enviada por Ayran ( GREMIO)

Conferência de Políticas Públicas da Juventude-Nível Municipal
A conferência realizada no dia 12 de agosto de 2011,teve como sede São Tomé e parceria com a cidade de  Japurá, contou com todas as autoridades  de ambos dos municípios .
A conferência tinha como objetivo a interação do jovem com os problemas sociais buscando soluções para as situações apresentadas.Tendo como palestrante Antônio Momesso,trouxe como tema principal o jovem e os problemas enfrentados por eles no seu dia-a-dia e suas responsabilidades na sociedade.Depois foi lido o regimento e este aprovado.Logo após foram se parados os grupos para a elaboração e debate sobre os eixos.No total foram cinco eixos apresentados,nos quais consto agora:
*Direito ao desenvolvimento integral;
*Direito ao território;
*Direito a experimentação e qualidade de vida;
*Direito a diversidade e vida segura;
*Direito a participação.
Cada grupo elaborou  propostas com o eixo relacionado.As propostas abordaram vários temas relacionados  com: a preservação da natureza,novas tecnologias á favor  da natureza,melhoria nas estradas rurais,aumento de cursos de capacitação profissional,novas formas de lazer e cultura etc.Cada grupo escolheu um representante que leu as propostas e estas foram aceitas pela maioria.Depois foi escolhido a eleição para delegado e suplente para representar o município no próximo nível:o estadual que era realizado na cidade de Curitiba.Foram escolhidos dois alunos da cidade de São Tomé e dois da cidade de Japurá.
Para representar São Tomé foram escolhidos os alunos(a)do Colégio Estadual Santos Dumont:
Delegado:Jéssica
Suplente:Luiz Henrique ambos do Curso de formação de Docentes
E para representar Japurá:
Delegado:Ana Carolina
Suplente:Felipe Nihi ambos do Colégio Rui Barbosa.
Esse curso nos mostrou como os municípios estão preocupados com os futuros dos jovens,esses que serão logo mais o futuro,buscando sempre as melhores atitudes.